No vídeo de hoje, o professor Ivys Urquiza resolve detalhadamente questões de vestibulares de medicina envolvendo refração de ondas, em particular, ondas tsunamis.
Questões como essas podem aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.
Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #ondas #LQVP
Questões resolvidas neste vídeo:
EXEMPLO 01 (PUC SP)
Em dezembro de 2004 um terremoto no fundo do oceano, próximo à costa oeste da ilha de Sumatra, foi a perturbação necessária para a geração de uma onda gigante, uma “tsunami”. A onda arrasou várias ilhas e localidades costeiras na Índia, no Sri Lanka, na Indonésia, na Malásia, na Tailândia, dentre outras.
Uma “tsunami” de comprimento de onda 150 quilômetros pode se deslocar com velocidade de 750 km/h. Quando a profundidade das águas é grande, a amplitude da onda não atinge mais do que 1 metro, de maneira que um barco nessa região praticamente não percebe a passagem da onda.
Quanto tempo demora para um comprimento de onda dessa “tsunami” passar pelo barco?
a) 0,5 min
b) 2 min
c) 12 min
d) 30 min
e) 60 min
EXEMPLO 02 ( )
A maior parte dos tsunamis é gerada devido ao movimento relativo das placas tectônicas em um oceano. Esse movimento origina uma perturbação na superfície livre da água que se propaga em todas as direções para longe do local de geração sob a forma de ondas. Em oceano aberto, onde a profundidade média é de 4 km, os tsunamis têm comprimento de onda da ordem de 200 km e velocidades superiores a 700 km/h. Quando um tsunami atinge a costa, a profundidade do oceano diminui, e, em consequência, a sua velocidade de propagação decresce, assim como seu comprimento de onda. Suponha que aqui se aplica o modelo de ondas rasas, em que a velocidade da onda é proporcional à raiz quadrada da profundidade em que a onda se encontra.
Analisando-se os dados apresentados na figura anterior, o valor do comprimento de onda para uma profundidade de 5 m é aproximadamente igual a:
a) 2,1 km.
b) 4,1 km.
c) 5,3 km.
d) 7,5 km.
e) 8,4 km.