No vídeo de hoje, o professor Ivys Urquiza resolve detalhadamente questões de vestibulares de medicina envolvendo refração e suas implicações na velocidade de propagação, comprimento de onda e frequência.

Questões como essas podem aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.

Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #ondas #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

EXEMPLO 01 (UFPA)

A temperatura do ar, na superfície da Terra, não é a mesma em todos os pontos, acarretando uma mudança de direção nas ondas sonoras devido às variações de velocidade ocorridas de ponto a ponto. A este fenômeno físico denominamos:

a) difração
b) refração
c) polarização
d) interferência
e) reverberação

EXEMPLO 02 (FUVEST SP)

Uma onda sonora, propagando-se no ar com frequência f, comprimento de onda  e velocidade , atinge a superfície de uma piscina e continua a se propagar na água. Nesse processo, pode-se afirmar que:

a) apenas f varia.
b) apenas  varia.
c) apenas f e  variam.
d) apenas  e  variam.
e) apenas f e  variam.

EXEMPLO 03 (FUVEST SP)

Ondas na superfície de líquidos têm velocidades que dependem da profundidade do líquido e da aceleração da gravidade, desde que se propaguem em águas rasas. O gráfico representa o módulo v da velocidade da onda em função da profundidade h da água.

Uma onda no mar, onde a profundidade da água é 4,0m, tem comprimento de onda igual a 50m. Na posição em que a profundidade da água é 1,0m, essa onda tem comprimento de onda, em m, aproximadamente igual a:

a) 8
b) 12
c) 25
d) 35
e) 50