A Revolução Chinesa foi uma revolução socialista que fez com a que China se tornasse comunista. O caso é que haviam dois partidos na China: o Kuomintang (Partido do Povo , que era capitalista) e o Partido Comunista Chinês ( PCCh), e o Kuomintang assumiu o governo da China e passou a perseguir os comunistas, que fugiram e oragizaram o Exército Vermelho. Houve a guerra da China contra o Japão, e a forte resistência do PCCh contra os japoneses aumentaram cada vez mais o poder do comunismo na China, e então o Kuamintang começou uma guerra civil contra os comunistas com o apoio dos EUA. Em 1949 o exército vermelho comandado por Mao Tsé-tung venceu a guerra civil e instaurou a República Popular da China, com regime comunista. Os integrantes do Kuomintang fugirampara Taiwan e receberam apoio dos EUA.
Mao passou a governar a China e centralizou todas as decisões econômicas, culturais e sociais, fazendo um regime centralizador e opressor. Ele também faz uma “Revolução Cultural” e escreveu um livro de normas que ele obrigava todos a lerem, chamado Livro Vermelho.
A China permaneceu fechada até a morte de Mao em 1967, quando Deng Xiao Ping chegou ao poder e construiu as Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) que eram áreas abertas ao investimento estrangeiro e próximas ao litoral (pra facilitar a exportação)
Ping também investiu em educação, e criou a Política do Filho único por causa da grande população e da alta taxa de natalidade (é mais fácil beneficiar uma população menor). Isso gerou uma grande quantidade de mão-de-obra qualificada e barata, por causa do “exército de reserva” , que é quando uma pessoa aceita fazer um trabalho mal remunerado porque se ela não aceitar vão ter muitas outras pessoas que vão se interessar e é melhor trabalhar muito e ganhar pouco que não ganhar nada, e as leis trabalhistas “frouxas”. Isso faz com que os produtos chineses sejam comercializados no mundo todo, e atualmente a China é uma grande parceira econômica de muitos países ao redor do mundo, o que também fez com que ela fosse acusada de dificultar a produção industrial de muitos países, por causa da sua concorrência com a indústria nacional. Foi por isso, por exemplo, que o governo brasileiro aumentou o imposto sobre os carros chineses, pra que as pessoas comprassem mais os carros produzidos aqui.
A abertura econômica da China não acompanhou uma abertura política, e até hoje a China possui um governo centralizador e opressor, porém está diminuindo a pobreza para criar um mercado interno mais forte.
Uma coisa importante também é a questão ambiental, porque a China não se preocupava com o meio ambiente até pouco tempo atrás e sempre foi um país muito industrializado, fazendo com que atualmente seja um dos países mais poluídos do mundo.

Contato: deda_aladim@hotmail.com

twitter/instagram: @dedaaladim