No vídeo de hoje, o professor Ivys Urquiza explica detalhadamente como proceder em problemas que envolvem sistemas que conservam a energia mecânica total. Também resolve 5 questões sobre o assunto.

Esse tema pode aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.

Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #energia #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

EXEMPLO 01 (FPS PE)

Um bloco A de massa mA = 1,0 kg, em repouso, comprime uma mola ideal de constante elástica k = 100 N/m, de uma distância d = 0,1m, como mostrado na figura (a) abaixo. Calcule o módulo v da velocidade do bloco depois que a mola volta para sua posição relaxada, como mostrado na figura (b). Despreze o atrito entre o bloco e o piso. Dê sua resposta em m/s.

a) 0,1
b) 0,2
c) 0,5
d) 1,0
e) 10

EXEMPLO 02 (Unisa SP)

Um corpo de massa 200 g está encostado em uma mola de constante elástica 600 N/m, comprimindo-a de 10 cm.

Despreze o efeito do ar, adote g = 10 m/s2 e admita que não há atrito entre o bloco e o trilho onde ele está apoiado. Abandonando-se o sistema, o bloco desliga-se da mola e a altura máxima H que o corpo pode atingir é, em metros, igual a:

a) 3,5
b) 3,0
c) 2,5
d) 2,0
e) 1,5

EXEMPLO 03 (VUNESP SP)

Um bloco de massa m encontra-se em repouso sobre uma plataforma horizontal e preso, como mostra a figura, a uma mola de massa desprezível que não está nem distendida nem comprimida.

Quando a plataforma é puxada rapidamente para baixo, o bloco cai e estica a mola. Despreze perdas da energia mecânica. Se g é o módulo da aceleração da gravidade e k a constante elástica da mola, a máxima distensão que a mola sofrerá será dada por:

EXEMPLO 04 (UFPE 2ª fase)

Um bloco de massa m = 3,0 kg é abandonado, a partir do repouso no topo de um buraco esférico de raio R. Despreze o atrito. Calcule, em newtons, o valor da força normal sobre o bloco, no instante em que ele passa pelo ponto mais baixo de sua trajetória.

EXEMPLO 05 (AFA SP)

Um bloco de 250 gramas cai sobre uma mola de massa desprezível cuja constante elástica é 250 N/m.

O bloco prende-se à mola, que sofre uma compressão de 12 cm antes de ficar momentaneamente parada. Despreze perdas de energia mecânica e adote g = 10 m/s2. A velocidade do bloco imediatamente antes de chocar-se com a mola é, em m/s:

a) 2,00
b) 2,51
c) 3,46
d) 4,23