No vídeo de hoje, o professor Ivys Urquiza resolve questões que envolvem termômetros e escalas baseadas em medidas de comprimento.

Questões como essas podem aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.

Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #termologia #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

EXEMPLO 01: (CESGRANRIO RJ)

Com o objetivo de recalibrar um velho termômetro com a escala totalmente apagada, um estudante o coloca em equilíbrio térmico, primeiro com gelo fundente e, depois, com água em ebulição sob pressão de 1,0 atmosfera (pressão normal). Em cada caso, ele anota a altura atingida pela coluna de mercúrio: 10,0 cm e 30,0 cm, respectivamente, medida sempre a partir do centro do bulbo. A seguir, ele espera que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o laboratório e verifica que, nessa situação a altura da coluna de mercúrio é de 18,0 cm. Qual a temperatura do laboratório na escala Celsius desse termômetro?

a) 20 ºC
b) 30 ºC
c) 40 ºC
d) 50 ºC
e) 60 ºC

EXEMPLO 02: ( )

Um termômetro é graduado a partir da altura de uma coluna de mercúrio líquido em seu interior. Ao colocarmos esse termômetro numa mistura de água e gelo em equilíbrio térmico, percebemos que a altura da coluna é de 50 mm, já ao colocarmos, sob pressão 1atm, em um recipiente com água em ebulição, tem-se uma altura de 250 mm. Uma pessoa é considerada febril quando sua temperatura ultrapassa os 37,5 oC. A partir de que leitura, aproximadamente, no citado termômetro, devera um paciente ter receitado um antipirético?

a) 38 mm
b) 88 mm
c) 126 mm
d) 156 mm
e) 176 mm