Na aula de hoje o professor Ivys Urquiza apresenta como determinar o trabalho de uma força no caso dessa força ser variável. Além disso, resolve 3 questões sobre o assunto.
Esse tema pode aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.
Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #energia #LQVP
Questões resolvidas neste vídeo:
EXEMPLO 01 (CPS)
O gráfico indica como varia a intensidade de uma força aplicada ininterruptamente sobre um corpo enquanto é realizado um deslocamento na mesma direção e no mesmo sentido das forças aplicadas.
Na Física, existe uma grandeza denominada trabalho. O trabalho de uma força, durante a realização de um deslocamento, é determinado pelo produto entre essas duas grandezas quando ambas têm a mesma direção e sentido.
Considerando o gráfico dado, o trabalho total realizado no deslocamento de 8m em joules, corresponde a:
a) 160
b) 240
c) 280
d) 320
e) 520
EXEMPLO 02 (UNIFESP)
A figura representa o gráfico do módulo F de uma força que atua sobre um corpo em função do seu deslocamento x. Sabe-se que a força atua sempre na mesma direção e sentido do deslocamento.
Pode-se afirmar que o trabalho dessa força no trecho representado pelo gráfico é, em joules,
a) 0
b) 2,5
c) 5,0
d) 7,5
e) 10
EXEMPLO 03 (UFPI)
A força resultante que atua sobre um corpo de massa m, varia com a posição conforme o gráfico.
Supondo a força na mesma direção do deslocamento, podemos afirmar que o trabalho realizado pela força resultante sobre o corpo ao ser deslocado de 0 a 8m vale, em joule:
a) 8
b) 12
c) 15
d) 16
e) 32