Tirou Nota Máxima na Redação no Enem mas não deu =/
Um estudante potiguar que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como treineiro e conseguiu nota máxima na redação não vai poder concorrer a vagas no Ensino Superior antes de concluir o segundo grau. Frederico Andrade Monteiro Filho, de 17 anos, estava na 2ª série do Ensino Médio quando fez a prova e, mesmo com o bom desempenho, não vai poder usar a nota para tentar uma vaga no curso de medicina.<br><br>Na última edição do Enem, o Ministério da Educação (MEC) decidiu só divulgar as notas dos treineiros em março, após as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que aconteceram no mês de janeiro. Com isso, mesmo que o estudante tenha nota para passar em algum curso, não poderá participar da seleção. A medida é uma tentativa do MEC de evitar a evasão nos cursos universitários, já que muitos treineiros chegavam a se matricular e desistiam de cursar, causando um bloqueio de vagas.
Frederico Filho ainda tentou recorrer a Justiça, mas não conseguiu ter a nota antes
Quando soube da situação e já tendo uma ideia do bom desempenho na prova, a família de Frederico ainda tentou reverter a situação na Justiça para que ele tivesse acesso às notas antes do previsto, mas receberam uma negativa. “Pra mim foi uma situação super triste. Passei anos estudando muito, me dedicando ao máximo e por causa dessa medida do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) pessoas que tinham capacidade para cursar uma universidade não conseguiram”.
Para o professor Carlos André, diretor da escola onde Frederico estuda, a melhor forma de mudar a situação seria alterar o modo como é feita a escolha de cursos no Enem. “Uma coisa simples que poderia resolver esse problema seria o governo começar a pedir que o aluno escolhesse o curso que vai querer cursar antes de fazer as provas do Enem. No sistema atual essa escolha é feita no momento posterior as provas. Se mudasse essa regra, o problema original seria resolvido, não seria preciso usar ferramentas como essa – impedir alunos que não concluíram o ensino médio – para garantir um melhor ingresso e aproveitamento dos estudantes na universidade.
—
E Você? Quer saber mais sobre Redação no ENEM? Confira a nossa página especial sobre o tema. Clique Aqui