Compartilhe

   Uma das principais coisas que você deve fazer antes de iniciar seus estudos para o ENEM, é saber quais os conteúdos que mais caem na prova e como eles caem, certo? Nós do EnemDescomplicado, fizemos esse post com um carinho especial para que vocês possam se preparar para o ENEM da melhor forma possível, ou seja, “enxergando” TUDO!

   Um exemplo prático disso: na prova de ciências da natureza, a incidência de questões relativas à ecologia é muito superior a registada pela área de botânica, ao mesmo tempo em que eletricidade supera de longe termodinâmica. Já no exame de ciências humanas, questões sobre o período republicano brasileiro são mais comuns do que as relativas à história colonial. Na prova de linguagem, os estudantes devem estar mais preocupados com interpretação textual do que com gramática. Por fim, em matemática, funções e geometria são mais frequentes do que equações elementares ou matrizes.


  O Enem é uma prova de caráter interdisciplinar. Ou seja, na avaliação, uma questão pode exigir conhecimentos de duas ou mais matérias. Uma questão de ciências da natureza pode tratar ao mesmo tempo de energia e meio ambiente.

 O exame de avaliação do ensino médio surgiu em 1998. Em 2009, transformou-se em vestibular, quando passou a selecionar estudantes para instituições federais de nível superior. Desde então, ganhou feições diferentes e, por isso, pouco se parece com a prova criada uma década antes. Por essa razão, o levantamento exibido a seguir considera apenas as questões apresentadas nas provas realizadas de 2009 até 2012.

Clique nas matérias abaixo e saiba quais foram os temas mais cobrados.

Linguagens
linguagens 1

linguagens 2

Matemática

matematica 1matematica 2

Biologia
biologia 1biologia 2

Física
fisica 1
fisica 2

Química
Quimica

História
Historia-1Historia-2

Geografia
Geogafia-1Geografia-2

Filosofia E Sociologia
Filosofia E Sociologia

 Lembrando que para obter sucesso no ENEM, não basta apenas focar nos temas que caem com maior frequência. É preciso que tenhamos consciência, astúcia e sabedoria para consolidar conhecimento de mundo (vida), inteligência, lógica e prática, MUITA PRÁTICA!! Por isso pessoal, PRATIQUEM!! Façam exercícios, refaçam TODAS as provas dos outros ENEM . Usem e Abusem do EnemDescomplicado!

Comentários