Continuando a série de vídeos sobre força resultante centrípeta ( dinâmica em trajetórias curvilíneas ), o professor Ivys Urquiza explica detalhadamente o que fazer em questões envolvendo lombadas, depressões e loop vertical. Além de detalhar o conteúdo, também resolve três questões sobre ele.

Esse tema pode aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.

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#ENEM #centripeta #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

EXEMPLO 01 (Mackenzie SP)

A figura representa a seção vertical de um trecho de rodovia. Os raios de curvatura dos pontos A e B são iguais e o trecho que contém o ponto C é horizontal. Um automóvel percorre a rodovia com velocidade escalar constante. Sendo NA, NB e NC a reação normal da rodovia sobre o carro nos pontos A, B e C, respectivamente podemos dizer que:

EXEMPLO 02 (PUC SP)

Um automóvel de massa 800 kg, dirigido por um motorista de massa igual a 60 kg, passa pela parte mais baixa de uma depressão de raio = 20 m com velocidade escalar de 72 km/h. Nesse momento, a intensidade da força de reação que a pista aplica no veículo é: (Adote g = 10m/s2).

a) 231.512 N
b) 215.360 N
c) 1.800 N
d) 25.800 N
e) 24.000 N

EXEMPLO 03 ((PUC MG)

Durante a exibição aérea da esquadrilha da fumaça, no dia 7 de setembro, um dos aviões realizou um looping de raio 30m. No ponto mais alto da trajetória, o avião alcançou a velocidade de 20 m/s. Nesse ponto, o piloto, de massa 60 kg, exerceu sobre o assento uma força de intensidade igual a: (Considere g = 10m/s2)

a) 600N
b) 400N
c) 300N
d) 200N
e) 100N