Continuando as aulas sobre operações vetoriais, no vídeo de hoje é detalhadamente explicada e exemplificada a Subtração de vetores. Assunto muito útil e que pode aparecer em questões de vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, UECE e Mackenzie; também em concursos militares como AFA, ITA, EEAR, IME e EsPCEx; além, claro, do ENEM.

Assista, curta, compartilhe e comente.
Inscreva-se no canal e ative as notificações
seja sempre bem-vindo / bem-vinda ao canal
Bons estudos
#ENEM #vetores #LQVP

Questões resolvidas nesse vídeo:

EXEMPLO 01 (F MED UNIG)

As grandezas vetoriais são representadas por entes matemáticos abstratos caracterizados por um módulo, por uma direção e por um sentido, denominados de vetores.

Considerando-se que os vetores a e b mostrados na figura representam os deslocamentos de dois pacientes em uma sala de fisioterapia, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.

( ) O vetor a + b apresenta um módulo igual a 1,0 km.

( ) O vetor a – b forma um ângulo de 45o em relação ao eixo vertical.

( ) O seno do ângulo formado entre o vetor a + b e o eixo horizontal é igual a 0,6.

( ) A tangente do ângulo formado entre o vetor 2a – b e o eixo horizontal é igual a 2,5.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:

a) V V F F
b) V F V F
c) V F F V
d) F V V F
e) F F V V

EXEMPLO 02 ( FT )

Considerando que os ponteiros de um relógio têm comprimento 1 cm, ponteiro das horas e 2 cm, ponteiro dos minutos e que eles representam dois vetores que têm seus sentidos determinados pela ponta do ponteiro. Qual o resultado da diferença H – M entre esses vetores (H: ponteiro das horas e M: ponteiro dos minutos) quando o relógio marcar 18h (considere que o mostrador encontra-se na vertical com o 12 voltado para cima)

a) 1 cm, vertical para baixo
b) 1 cm, vertical para cima
*c) 3 cm, vertical para baixo
d) 3 cm, vertical para cima
e) 1 ou 3 cm, sempre para baixo

EXEMPLO 03 ( FT )

Algumas questões de cinemática que envolvem encontro e/ou ultrapassagem entre móveis são mais facilmente resolvidas quando se determina a velocidade relativa entre eles.

Considere que, em uma pista reta e horizontal, dois moveis de dimensões desprezíveis tem movimentos paralelos. Quando os movimentos têm mesmos sentidos, a velocidade relativa entre eles é de 30 km/h. Quando os movimentos têm sentidos contrários, a velocidade relativa entre eles é de 150 km/h.

De acordo com o enunciado, mantendo constante sua velocidade, quanto tempo o móvel mais rápido demoraria para percorrer 450 km?

a) 15h
b) 10h
b) 7,5h
d) 5h
e) 3h