O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição. Ao efetuar sua inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.
Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos com melhor classificação em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência.
Caso a nota do candidato possibilite classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.Serão feitas duas chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando desta forma a ocupação da vaga.
Etapa 1 : Entendendo o Sistema :
O candidato terá apenas uma etapa de inscrição. Nesse período ele poderá se inscrever, por odem de preferência, em até duas opções, nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.
Durante o período, o candidato poderá alterar suas opções, se assim desejar. Mas atenção! Será considerada válida a última inscrição realizada.
No final do prazo de inscrição, o SiSu selecionará os candidatos melor classificados em cada curso, por modadlidade de concorrência, de acordo com suas notas no ENEM 2013. Este ano, o estudante também pode optar por concorrer às vagas por meio do sistema de cotas, caso se aplique.
Etapa 2 : Nota Mínima para concorrer
Algumas instituições de ensino adotam uma nota mínima para a inscrição em determinado curso. Ao pleitear uma vaga, o aluno é informado se sua nota obtida é suficiente para concorrer àquele curso. Se não for, ele pode optar por outro curso ou outra instituição. É importante lembrar que estudantes que tiraram nota zero na redação do ENEM não poderão concorer às vagas oferecidas pelo SiSu.
Etapa 3 : Notas com pesos diferentes
Fique Atento! Algumas instituições participantes do SiSu adotam pesos diferenciados para as provas do ENEM. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição.
Quando o candidato se inscrever para cursos em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do ENEM, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota. Por isso, um cadidato pode ter notas diferentes para cursos diferentes.
[divider]
Etapa 4: Reservas de vagas
Algumas instituições disponibilizam parte de suas vagas para as políticas afirmativas (afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc). Quem optar por concorrer a cotas, concorrerá apenas com candidatos que fizeram a mesma opção.
É de responsabilidade do candidato se certificar de que atende aos requisitos exigidos para concorrer a uma vaga de política afirmativa e se possui os documentos que serão exigidos no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada pelo sistema, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula, quando o candidato clicar na sua opção de curso.
Etapa 5: Acompanhamento diário
Uma vez por dia, sempre de madrugada, durante o período de inscrição, o SiSu calculará a nota de corte para cada curso – com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos.
Assim, o candidato pode acompanhar se sua pontuação é ou não suficiente para ingressar no curso pretendido. Se não for, ele poderá mudar sua escolha antes do encerramento das inscrições, às 23:59 de cada dia, até o último dia disponível.
Etapa 6: Divulgação do Resultado
No final do prazo de inscrição, o SiSu selecionará automaticamente os candidatos melhores classificados em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no ENEM.
O SiSu realizará duas camadas. Em todas elas serão determinadas as datas para as matrículas, quando os aprovados deverão se dirigir à instituição para fazer a mesma.
Caso o candidato não seja selecionado em nenhuma chamada, ainda poderá se inscrever para as vagas remanescentes.
[divider]